Saudações, professor ou professora de Geografia! Seja bem vindo(a) a mais uma postagem do Blog do Canal Atualidade em Foco. Esse plano de aula, com acesso inteiramente gratuito, é uma continuação do tema iniciado com "
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL", publicado recentemente.
Essa postagem faz parte de um conjunto de aulas que fazem parte do plano GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES DE TRABALHO, cujo objetivo é levar os estudantes a refletir sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho em transformação.
A partir de agora, vamos sugerir a você uma forma de trabalhar com seus estudantes as transformações promovidas pela Revolução Industrial, com destaque para as mudanças na forma de produzir e o surgimento do trabalho assalariado.
Para tanto, organizamos essa publicação da seguinte forma:
- DO ARTESANATO PARA A FÁBRICA
- O TRABALHO ASSALARIADO
- ENCERRAMENTO
Agora que as ideias já estão organizadas, vamos para a aula.
1. DO ARTESANATO PARA A FÁBRICA
Chegue na sala de aula e já ligue os equipamentos necessários (projetor multimídia, aparelho de som e computador) e deixe projetado o slide título da aula:
 |
Slide título da aula: As revoluções industriais |
Enquanto a turma se organiza abrindo os cadernos e colocando a data, você pode adiantar os registros pedagógicos, como a chamada, por exemplo. Passada essa etapa, mostre aos estudantes o slide do registro da aula passada e faça uma rápida recapitulação do tema:
 |
Registro da aula sobre a Revolução Industrial |
Agora a aula vai continuar a partir do SEGUNDO PARÁGRAFO deste texto (o primeiro foi lido na aula anterior). Peça para um estudante fazer a leitura dele em voz alta. Agradeça e siga para a explicação.
Você vai explicar para os estudantes que, antes da Revolução Industrial, praticamente tudo deveria ser produzido de forma artesanal Destaque que a principal característica deste tipo de trabalho é o fato de ele ser manual e exigir um alto conhecimento técnico. Mostre para a turma o primeiro slide DESTA AULA:
 |
Slide 01: oficina de sapateiro |
Explique que, exatamente por isso, os produtos demoravam para ficar prontos, fator que os tornavam extremamente caros. Logo, os produtos fabricados só podiam ser adquiridos pelas classes médias e altas. Os mais pobres tinham de produzir para si, no espaço do lar, o que precisavam para seu dia a dia. Como não eram especializados nisso, os produtos eram grosseiros e mal acabados.
A instalação da
máquina a vapor nas fábricas trouxe uma quebra de paradigma ao acelerar a velocidade da produção, barateando os produtos e tornando-os acessíveis. Nesse momento você pode exibir o segundo slide e destacar o surgimento da fábrica como novo espaço de trabalho e de produção:
 |
Slide 02: a fábrica moderna |
Questione os estudantes sobre a preocupação do homem em cena. Explique que há uma preocupação entre os artesãos diante da concorrência das máquinas.
2. O TRABALHO ASSALARIADO
Agora que finalizamos o primeiro terço da aula, podemos começar a tratar do surgimento do trabalho assalariado como impacto da Revolução Industrial. Para isso, você vai utilizar o quadro para colocar tópicos enquanto explica. Avise os estudantes de que eles precisarão anotar.
Começe trazendo as características do artesão. Monte o quadro da seguinte forma:
O ARTESÃO
- Dono da técnica
- Dono do espaço
- Dono do próprio tempo
- Dono do produto final
No primeiro tópico, deixe claro para os estudantes que não era qualquer um que podia ser artesão e que esse tipo de trabalho demandava uma técnica quase exclusiva. Isso o tornava indispensável e dava a ele um controle consciente sobre sua produção.
Utilize o segundo tópico para falar que o artesão, o trabalhador, era dono do próprio espaço. A oficina normalmente era um cômodo da casa e não havia separação entre espaço de morar e espaço de trabalhar.
O terceiro tópico, por sua vez, pode ser usado para explicar como o artesão gerenciava o próprio tempo e fazia dele o uso que achava necessário. Ele decidia os dias e horários de produzir, além dos prazos finais para a entrega de sua produção
Por fim, o último tópico será usado para concluir que o artesão tinha controle total do processo produtivo e o produto final pertencia a ele, sendo dele a decisão sobre os preços, matérias primas, fornecedores e destino final.
Agora vamos às características do trabalhador assalariado, surgido na Revolução Industrial. Para tanto, ano ao lado das características do artesão:
O TRABALHADOR ASSALARIADO
- Não possui a técnica
- Não é dono do espaço
- Não é dono do próprio tempo
- Não possui o produto
Agora vamos tratar das características do trabalhador assalariado. No primeiro tópico você pode explicar que a técnica deixa de pertencer ao trabalhador e passa a ser propriedade do dono da fábrica. Como o processo produtivo é fracionado, ele é de fácil aprendizado, tornando os trabalhador descartáveis.
No segundo tópico, diga que a fábrica se tornou o espaço de trabalho e que ele não pertence ao trabalhador. Nasce assim a lógica de ter de se deslocar para outro local. A casa se torna apenas o dormitório do trabalhador.
O terceiro tópico é mais dramático. Trata-se do fato de o trabalhador não ser dono do próprio tempo, já que ele foi vendido para o dono da fábrica. Assim, dedicamos a maior parte da vida a fazer o que não queríamos estar fazendo.
Para finalizar, destaque, no último tópico, que o trabalhador não é mais dono do produto final. Ele não determina preço, ele não conhece o fornecedor e tampouco sabe da margem de lucro do seu patrão.
3. ENCERRAMENTO
Dadas as explicações acima. Você já poderá encerrar sua aula. Foi lido apenas o segundo parágrafo do texto. O último será trabalhado no próximo encontro. Desligue os equipamentos e se despeça dos estudantes. Bora pra outra sala e iniciar outro trabalho.
Espero que esta postagem tenha te ajudado. Compartilhe com seus colegas para que cada vez mais gente possa ter acesso. Te convido a conhecer o Canal Atualidade em Foco no Youtube. Lá você encontra videoaulas que podem ser indicadas para seus estudantes, resumos de livros acadêmicos para aprimorar seus conhecimentos e análises dos temas atuais para se manter e manter seus estudantes informados.
É isso! Muito obrigado por ler até aqui. Em breve teremos a continuação deste tema. Um abraço e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário