PLANO DE AULA: ORIGEM DO TRABALHO ASSALARIADO - GEOGRAFIA




Saudações, professor ou professora de Geografia! Seja bem vindo(a) a mais uma postagem do Blog do Canal Atualidade em Foco. Esse plano de aula, com acesso inteiramente gratuito, é uma continuação do tema iniciado com "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL", publicado recentemente.

Essa postagem faz parte de um conjunto de aulas que fazem parte do plano GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES DE TRABALHO, cujo objetivo é levar os estudantes a refletir sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho em transformação.

A partir de agora, vamos sugerir a você uma forma de trabalhar com seus estudantes as transformações promovidas pela Revolução Industrial, com destaque para as mudanças na forma de produzir e o surgimento do trabalho assalariado.

Para tanto, organizamos essa publicação da seguinte forma:

  1. DO ARTESANATO PARA A FÁBRICA
  2. O TRABALHO ASSALARIADO
  3. ENCERRAMENTO

Agora que as ideias já estão organizadas, vamos para a aula.

1. DO ARTESANATO PARA A FÁBRICA

Chegue na sala de aula e já ligue os equipamentos necessários (projetor multimídia, aparelho de som e computador) e deixe projetado o slide título da aula: 

Slide título da aula: As revoluções industriais


Enquanto a turma se organiza abrindo os cadernos e colocando a data, você pode adiantar os registros pedagógicos, como a chamada, por exemplo. Passada essa etapa, mostre aos estudantes o slide do registro da aula passada e faça uma rápida recapitulação do tema:

Registro da aula sobre a Revolução Industrial


Agora a aula vai continuar a partir do SEGUNDO PARÁGRAFO deste texto (o primeiro foi lido na aula anterior). Peça para um estudante fazer a leitura dele em voz alta. Agradeça e siga para a explicação.

Você vai explicar para os estudantes que, antes da Revolução Industrial, praticamente tudo deveria ser produzido de forma artesanal Destaque que a principal característica deste tipo de trabalho é o fato de ele ser manual e exigir um alto conhecimento técnico. Mostre para a turma o primeiro slide DESTA AULA: 

Slide 01: oficina de sapateiro



Explique que, exatamente por isso, os produtos demoravam para ficar prontos, fator que os tornavam extremamente caros. Logo, os produtos fabricados só podiam ser adquiridos pelas classes médias e altas. Os mais pobres tinham de produzir para si, no espaço do lar, o que precisavam para seu dia a dia. Como não eram especializados nisso, os produtos eram grosseiros e mal acabados.

A instalação da máquina a vapor nas fábricas trouxe uma quebra de paradigma ao acelerar a velocidade da produção, barateando os produtos e tornando-os acessíveis. Nesse momento você pode exibir o segundo slide e destacar o surgimento da fábrica como novo espaço de trabalho e de produção: 

Slide 02: a fábrica moderna


Para finalizar esse primeiro momento, mostre para os estudantes um trecho situado entre dois minutos e vinte e oito segundos (00:02:28) e dois minutos e cinquenta e oito segundos (00:02:58) do vídeo "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS REVOLUÇÕES EUROPEIAS - HISTÓRIA - ENS. MÉDIO - TELECURSO":

Questione os estudantes sobre a preocupação do homem em cena. Explique que há uma preocupação entre os artesãos diante da concorrência das máquinas. 

2. O TRABALHO ASSALARIADO

Agora que finalizamos o primeiro terço da aula, podemos começar a tratar do surgimento do trabalho assalariado como impacto da Revolução Industrial. Para isso, você vai utilizar o quadro para colocar tópicos enquanto explica. Avise os estudantes de que eles precisarão anotar.

Começe trazendo as características do artesão. Monte o quadro da seguinte forma:

O ARTESÃO

  • Dono da técnica
  • Dono do espaço
  • Dono do próprio tempo
  • Dono do produto final

No primeiro tópico, deixe claro para os estudantes que não era qualquer um que podia ser artesão e que esse tipo de trabalho demandava uma técnica quase exclusiva. Isso o tornava indispensável e dava a ele um controle consciente sobre sua produção.

Utilize o segundo tópico para falar que o artesão, o trabalhador, era dono do próprio espaço. A oficina normalmente era um cômodo da casa e não havia separação entre espaço de morar e espaço de trabalhar.

O terceiro tópico, por sua vez, pode ser usado para explicar como o artesão gerenciava o próprio tempo e fazia dele o uso que achava necessário. Ele decidia os dias e horários de produzir, além dos prazos finais para a entrega de sua produção

Por fim, o último tópico será usado para concluir que o artesão tinha controle total do processo produtivo e o produto final pertencia a ele, sendo dele a decisão sobre os preços, matérias primas, fornecedores e destino final.

Agora vamos às características do trabalhador assalariado, surgido na Revolução Industrial. Para tanto, ano ao lado das características do artesão:

O TRABALHADOR ASSALARIADO

  • Não possui a técnica
  • Não é dono do espaço
  • Não é dono do próprio tempo
  • Não possui o produto

Agora vamos tratar das características do trabalhador assalariado. No primeiro tópico você pode explicar que a técnica deixa de pertencer ao trabalhador e passa a ser propriedade do dono da fábrica. Como o processo produtivo é fracionado, ele é de fácil aprendizado, tornando os trabalhador descartáveis.

No segundo tópico, diga que a fábrica se tornou o espaço de trabalho e que ele não pertence ao trabalhador. Nasce assim a lógica de ter de se deslocar para outro local. A casa se torna apenas o dormitório do trabalhador.

O terceiro tópico é mais dramático. Trata-se do fato de o trabalhador não ser dono do próprio tempo, já que ele foi vendido para o dono da fábrica. Assim, dedicamos a maior parte da vida a fazer o que não queríamos estar fazendo.

Para finalizar, destaque, no último tópico, que o trabalhador não é mais dono do produto final. Ele não determina preço, ele não conhece o fornecedor e tampouco sabe da margem de lucro do seu patrão.

Para ilustrar essa mudança, retome o vídeo "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS REVOLUÇÕES EUROPEIAS - HISTÓRIA - ENS. MÉDIO - TELECURSO", desta vez entre o ponto dos quatro minutos e trinta e quatro segundos (00:04:34) e cinco minutos e trinta e quatro segundos (00:05:34). Destaque a precariedade do trabalhador no início da Revolução Industrial. Para saber mais sobre isso, assista um vídeo nosso sobre o tema: A ALIENAÇÃO DO TRABALHO.

3. ENCERRAMENTO

Dadas as explicações acima. Você já poderá encerrar sua aula. Foi lido apenas o segundo parágrafo do texto. O último será trabalhado no próximo encontro. Desligue os equipamentos e se despeça dos estudantes. Bora pra outra sala e iniciar outro trabalho.

Espero que esta postagem tenha te ajudado. Compartilhe com seus colegas para que cada vez mais gente possa ter acesso. Te convido a conhecer o Canal Atualidade em Foco no Youtube. Lá você encontra videoaulas que podem ser indicadas para seus estudantes, resumos de livros acadêmicos para aprimorar seus conhecimentos e análises dos temas atuais para se manter e manter seus estudantes informados.

É isso! Muito obrigado por ler até aqui. Em breve teremos a continuação deste tema. Um abraço e até a próxima!

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES

Plano de aula: atividade sobre continentes