PLANO DE AULA: A BURGUESIA E O PROLETARIADO - GEOGRAFIA


Saudações, queridos professores de Geografia! Sejam muiito bem vindos ao Blog do Canal Atualidade em Foco. Estamos trazendo pra você um plano de aula, com acesso inteiramente gratuito, sobre a BURGUESIA E O PROLETARIADO, que é uma continuação do tema iniciado com "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL", publicado recentemente.

Essa postagem faz parte de um conjunto de aulas que fazem parte do plano GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES DE TRABALHO, cujo objetivo é levar os estudantes a refletir sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho em transformação.

A partir de agora, vamos sugerir a você uma forma de trabalhar com seus estudantes as caracteríticas das divisão social surgida com a ascensão do Capitalismo Industrial, com destaque para o proletariado e a burguesia nesse sistema.

Para tanto, organizamos essa publicação da seguinte forma:

  1. INICIANDO A AULA
  2. O QUE SÃO MEIOS DE PRODUÇÃO
  3. O PROLETARIADO
  4. A BURGUESIA
  5. CONSCIÊNCIA DE CLASSE
  6. ENCERRAMENTO
Agora que já sabemos do que vamos falar, bora para o plano de aula.

1. INICIANDO A AULA

A chegar na sala de aula, cumprimente seus estudantes, peça para que se organizem se sentando em seus lugares, abrindo os cadernos de Geografia e anotando a data. 

Enquanto isso, vai ligando os equipamentos. Você vai precisar de um computador conectado à internet e projetor de multimídia (data show). Deixe projetado o slide título do nosso conjunto de aulas iniciado à duas postagens atrás (A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e ORIGEM DO TRABALHO ASSALARIADO):

Slide título da aula: As revoluções industriais

Antes de continuar, faça seus registros pedagógicos, pois sabemos que, nas redes educacionais em que trabalhamos, a burocracia é mais sagrada do que a própria aula. Feito isso, projete o texto que estamos trabalhando. Faça um breve resgate do que foi tratado nos dois primeiros parágrafos:

Slide 01: Texto sobre a Primeira Revolução Industrial

2. O QUE SÃO MEIOS DE PRODUÇÃO

Inicie pedindo para que um estudante faça a leitura do último parágrafo do texto. É importante estimulá-los a ler em voz alta, já que isso ajuda a melhorar a leitura e trabalha com as inibiçõe que podem causar bloqueios. Sugiro, porém, não forçar ninguém a ler. Deixe que se ofereçam para isso.

Após a leitura, agradeça ao estudante e projete o segundo slide:

Slide 02: exemplos de meios de produção


Explique que, para que possam compreender essa divisão social, é fundamental que eles saibam o conceito de meios de produção. Utilize os exemplos presentes no slide acima para deixar que um meio de produção é tudo aquilo que gera riqueza.

É importante ressaltar para os estudantes que, no modo de produção capitalista em que vivemos, os meios de produção podem ser privados, ou seja, possuir um dono para quem esse meio gera a riqueza. Finalize essa parte questionando se alguem, entre os que estão na sala de aula possui um meio de produção. É provavel que a maioria (senão todos) irá responder que não.

Então pergunte aos estudantes como sobrevive nesse mundo quem não possui meios de produção. Deixe que falem e passe para a próxima etapa desta aula.

3. O PROLETARIADO

Explique que todos aqueles que não possuem meios de produção dependem da própria força de trabalho para sobreviver. Isso caracteriza o proletariado, nome utilizado para designar a classe trabalhadora. Mostre para eles o próximo slide:

Slide 03: trabalhadores no século XIX


Destaque que o trabalhador vende seu tempo e sua força de trabalho em troca de um pagamento, o salário. Por isso, a principal definição de trabalhador é depender do PRÓPRIO TRABALHO para sobreviver. Explique isso é uma necessidade e não uma escolha. O trabalhador não escolhe trabalhar. Ele trabalha porque não tem outra opção.

Você falar sobre a foto presente no slide abordam as condições de vida precárias do trabalhador no passado e que, mesmos com melhores direitos e garantias atualmente, o salário que o trabalhador recebe é apenas uma pequena fração da riqueza que ele produz.

Pra encerrar essa parte, você pode provocá-los com a seguinte pergunta: se o salário é uma fração da riqueza dada ao trabalhador, quem é fica com o restante da riqueza produzida? Ouça suas respostas e passe para a próxima etapa.

4. A BURGUESIA

Mostre a eles próximo slide:

Slide 04: a burguesia

Agora você vai apontar para eles que a burguesia é composta pelos proprietários dos meios de produção. Isso quer dizer que eles são donos das fábricas, dos bancos, das terras, das grandes redes de comércio, das cadeias de hospitais e escolas privadas, dentre outros.

Por serem donos dos meios de produção, a burguesia não precisa depende do próprio trabalho para sobreviver. Ela se apropria da riqueza produzida PELOS TRABALHADORES em seus meios de produção para desfrutar de boa vida e sem preocupações.

O burguês é aquele que não trabalha, pelo contrário, ele vive e enriquece por meio do trabalho de outros, explorando todos aqueles não possuem meios de produção e são obrigados a vender, pelo preço mais barato possível, o tempo, a saúde e a dignidade por uma vida inteira. Apresente o próximo slide para a turma:

Slide 05: exploração do trabalhador pela burguesia

Explique que essa charge presente no slide critica justamente este sistema, que acumula riqueza nas mãos de poucos (que não trabalham) através do sacrifício da maioria (que apesar de trabalhar, continua em condições de pobreza). Complemente apresentando o slide seguinte, que faz uma crítica no mesmo sentido:

Slide 06: exploração e manipulação dos trabalhadores pelo sistema burguês


Podemos, então, avançar para a próxima fase deste plano de aula.

5. CONSCIÊNCIA DE CLASSE

Mostre para seus estudantes a importância de entender esses conceitos de burguesia e proletariado para que possamos reconhecer nosso atual lugar no mundo e entender a natureza das condições em que vivemos.

Isso é necessário porque há uma forte alienação na classe trabalhadora, onde a ascensão de renda leva muitos proletários a não ser ver mais como tal e alimentam a ilusão de que subiu os degraus sociais rumo à burguesia. Começe mostrando o próximo slide:

Slide 07: Pequenos empreendimentos que não são meios de produção

Fale para os estudantes que existem muitos pequenos e microempreendedores que se veem como empresários e, por isso, esnobam a classe trabalhadora e acreditam ser burgueses. Utilize os exemplos presentes no slide acima para explicar que pequenos empreendimentos não são meios  de produção.

Isso porque, apesar de serem donos dos estabelecimentos, esses pequenos empreendedores precisam estar no local trabalhando. Ou seja, eles dependem do próprio trabalho para sobreviver, assim como os outros trabalhadores.

Logo, o proletariado aparece de diversas formas. Entre eles o trabalhador empreendedor e o trabalhador assalariado, como podemos ver no slide a seguir:

Slide 08: trabalhador assalariado e trabalhador empreendedor

Por isso, é importante que o trabalhador se reconheça como classe, sem alimentar a fantasiada de uma ascensão social que não ocorreu. Explique que os verdadeiros burgueses são, mais uma vez, aqueles que não precisam trabalhar para sobreviver. Mostre o próximo slide:

Slide 09: exemplos de verdadeiros burgueses


O slide mostram burgueses de verdade, todos eles herdeiros de grandes impérios, acionistas majoritários de gigantescas empresas ou donos de redes e cadeias de produtos ou entretenimento. Caso eles não conheçam as personalidades, apresente para os estudantes. 

João Dória Jr possui múltipas empresas e é herdeiro de um vasto patrimônio, Elon Musk vem de uma família que acumulou riqueza por meio da propriedade de minas de esmeraldas na Zâmbia, Patrícia Abravanel herdou o império deixado pelo pai, Silvio Santos e Joesley Batista é proprietário da JBS, principal empresa do ramo de carne no Brasil.

Nenhum deles precisa trabalhar para viver. Eles podem ficar o resto da vida sem colocar um pé em suas empresas que eles continuarão ricos e poderosos, diferentemente do dono da loja de capinha de celular.

6. ENCERRAMENTO

Finalizadas as explicações acima. Você já poderá encerrar sua aula. Finalizamos o texto. O próximo encontro será para iniciar um novo. Desligue os equipamentos e se despeça dos estudantes. Bora pra outra sala e iniciar outro trabalho.

Espero que esta postagem tenha te ajudado. Compartilhe com seus colegas para que cada vez mais gente possa ter acesso. Te convido a conhecer o Canal Atualidade em Foco no Youtube. Lá você encontra videoaulas que podem ser indicadas para seus estudantes, resumos de livros acadêmicos para aprimorar seus conhecimentos e análises dos temas atuais para se manter e manter seus estudantes informados.

É isso! Muito obrigado por ler até aqui. Em breve começaremos um novo tema. Um abraço e até a próxima!

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

Plano de aula: atividade sobre continentes