TEXTOS | GEOGRAFIA | 8° ANO

 


Após os estudos aprofundados sobre Geografia do Brasil no 7° ano, é hora de conhecer o mundo no 8°. Iniciamos o curso com a população mundial. Agora os conceitos aprendidos no ano anterior serão utilizados para melhor compreensão das dinâmicas demográficas no globo, conhecendo suas desigualdades de disparidades.

As migrações é o tema que vem a seguir, conceituando e analisando o fenômeno ao longo da história. É a oportunidade de conhecer importantes movimentos e contextualizá-los como, por exemplo, a chegada dos europeus no Brasil. Esse tema também abre caminho para debater a questão dos refugiados, cuja crise só aumento nos últimos anos.

A introdução à Geopolítica também é feita no 8° ano. Trazemos para os estudantes os principais conceitos como Estado, Nação, País e Território. Termos que serão muito utilizados daí em diante. Para iniciar com chave de ouro, tratamos da ordem mundial, recordando o período bipolar da Guerra Fria e passando pelas transformações das últimas décadas.

É neste momento que trabalhamos o blocos econômicos e os organismos internacionais e suas funções como é o caso da Organização das Nações Unidas. O objetivo é compreender a complexidade do mundo para iniciar os estudos sobre sua regionalização e os indicadores de desenvolvimento utilizados para classificar os países.

Feio isso, passamos para um denso estudo sobre a América e suas questões como colonização, questões políticas, regionalização e contradições. O mesmo é feito em relação a África.

Abaixo estão os links para textos de Geografia que auxiliarão nas aulas e estudos sobre temas comuns às turmas de 8° ano do Ensino Fundamental.

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

DINÂMICA DA POPULAÇÃO MUNDIAL

PERFIL DEMOGRÁFICO DA POPULAÇÃO MUNIDIAL

OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

AS MIGRAÇÕES RECENTES

A GEOPOLÍTICA

O MUNDO BIPOLAR

O MUNDO UNIPOLAR

O MUNDO MULTIPOLAR

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES

POVOS DO ORIENTE MÉDIO | ATIVIDADES

POR QUE TEMEM OS PROFESSORES? | ATUALIDADES