PLANO DE AULA: A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - GEOGRAFIA



Saudações, queridos professores de Geografia! Sejam muito bem vindos ao blog do Canal Atualidade em Foco! Nessa postagem estamos trazendo para vocês uma sugestão de aula que tratará da Segunda Revolução Industrial. Ela faz parte de um conjunto de aulas que integram o plano GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES DE TRABALHO e é uma continuação direta da sugestão anterior: A BURGUESIA E O PROLETARIADO.

Vamos trabalhar nessa aula o avanço das comunicações no século XIX e como elas ajudaram a  tornar o mundo ainda mais dinâmico. Também trataremos das tecnologias que marcaram a Segunda Revolução Industrial e abriam as portas para o surgimento deste mundo moderno em que vivemos.

Para facilitar nosso entendimento, organizamos o texto da seguinte forma:

  1. REALIZANDO O REGISTRO
  2. O AVANÇO DAS COMUNICAÇÕES
  3. NOVOS RECURSOS E MATERIAIS
  4. ENCERRAMENTO

Sem mais delongas, vamos para nossa aula!

1. REALIZANDO O REGISTRO

Essa parte você já sabe, mas é bom colocar aqui para caso de algum professor iniciante precisar desta dica. 

Em primeiro lugar, ao chegar na sala, organize seus estudantes e já vai pedindo para que abram os cadernos e anotem a data do dia na matéria de Geografia. Enquanto eles vão se arrumando, você já pode ir ligando os equipamentos necessários para esta aula: projetor multimídia (data show), computador conectado à internet e aparelho de som.

Já pode exibir para eles o slide título desta aula, que é parte de um conjunto que estuda as REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS.

Slide título: As revoluções industriais

Agora você vai pegar o texto de registro, que deverá ter sido previamente impresso. Basta clicar com o botão direito do mouse na imagem abaixo, escolher a opção "Salvar imagem como" e baixar no seu computador. São três cópias por folha. Separe-as e entregue uma para cada estudante.

Texto para registro da aula: A Segunda Revolução Industrial


Depois disso, mostre na projeção o slide de registro. Trata-se do mesmo conteúdo do texto entregue aos estudantes. A diferença é que, no segundo caso, existem lacunas que precisam ser completadas. Peça para que eles leiam o texto da tela e comparem com o texto do papel afim de identificar as palavras faltantes.

Slide: a Segunda Revolução Industrial


Enquanto eles fazem o registro, aproveite para colocar em ordem a documentação pedagógica como a chamada e a identificação do conteúdo trabalhado nesta data. Eles provavelmente vão terminar rápido, então se apresse que a aula é curta. Para finalizar esta etapa, revise no quadro as palavras que completam o texto para que eles possam fazer a autocorreção.

Agora encha sua garrafinha de água e vamos para a próxima etapa!


2. O AVANÇO DAS COMUNICAÇÕES

Será iniciada a parte expositiva da aula. É importante recapitular para eles o que foi tratado nas últimas aulas para situar aqueles que porventura tenham perdido algum dia ou para aqueles que esquecem mesmo.

Começaremos com a leitura. Peça para que um estudante leia em voz alta a parte inicial do primeiro parágrafo: "O século XIX foi marcado por grandes invenções como o telégrafo, o telefone, o cinema e o rádio". É só até aí mesmo.

Agradeça o estudante que fez a leitura e inicie a explicação. Destaque para eles que a partir da Revolução Industrial, uma série de invenções começaram a aparecer e que, nunca antes, a tecnologia avançou tão rápido na história da humanidade. Para ilustrar, exiba o vídeo “HUMANIDADE A HISTORIA DE TODOS NÓS PART 11” entre 06m30s e 08m09s

Vídeo: Humanidade, a História de Todos Nós - part 11

Esse trecho fala de como as invenções, que surgiam a cada instante ajudou a criar um mundo novo. Agora você vai falar um pouco sobre a importância de cada tecnologia citada no trecho lido, a começar pelo telégrafo. Mostre para a turma o próximo slide:

Slide: Operadora manuseando o telégrafo

Explique que o telégrafo era uma tecnologia simples, que emitia pulsos elêtricos ao acionar um botão. Esse pulso produzia um chiado na outra ponta. As mensagens eram feitas em códigos com sequências de toques no botão seguindo a tabela do código morse. Isso exigia muita técnica e perícia por parte dos operadores. Mesmo assim, o telégrafo foi uma enorme revolução nas comunicações ao ser o primeiro meio de comunicação instantânea da história.

Mostra a eles o próximo slide:

Slide: telefone

Explique que o telefone, assim como o telégrafo permitiu a comunicação instantânea. Mais ainda. Essa tecnologia seria ainda mais intuitiva e permitia a operação por pessoas leigas, já que a voz do outro poderia ser ouvida. No entanto, era uma tecnologia muito cara e, por isso, o telégrafo e a carta continuaram sendo mais usados.

Vamos ao próximo slide:

Slide: cinema

Outra criação do século XIX foi o cinema. Inicialmente eles eram mudos porque não passavam de fotografias tiradas em sequência e depois reproduzidas de forma a dar a impressão de movimento. O cinema se destacou por provocar maravilhamento nas pessoas diante da possibilidade de registrar acontecimentos como nunca visto antes. Além disso, o cinema passa a ser uma forma de entretenimento para as pessoas das classes médias e altas.

Projete agora o próximo slide:

Slide: rádio

Chegamos, talvez, à tecnologia mais importante do período: o rádio. Enfatize aos estudantes seu papel como primeiro meio de comunicação de massa da história. O rádio era utilizado para transmissão de notícias, propagandas (do mercado e do governo), leituras de livros, contação de histórias, músicas, entre outras atrações.

O rádio estava na maior parte das casas e era hábito das famílias se reunir em torno dele. Fale aos estudantes que o rádio fazia o papel que a televisão passou a fazer depois e que as redes sociais fazem atualmente: o de comunicar um enorme número de pessoas ao mesmo tempo, criando uma cultura de massa. 


3. NOVOS RECURSOS E MATERIAIS

Finalizamos a parte que fala das comunicações. Para continuar a aula, peça para outro estudante finalizar a leitura do primeiro parágrafo do texto. Agora vamos tratar das tecnologias de produção, começando pelo motor a combustão interna. Mostre para eles uma foto deste tipo de motor:

Slide: motor à combustão interna

Explique para o estudantes que a máquina à vapor foi muito importante, mas que hoje é uma tecnologia obsoleta. O fato é que o motor à combustão, que ulizamos em nossos carros até hoje, é mais forte, mais rápido e mais eficiente. Ele revolucionou o transporte e acelerou a produção ao ser implantando nas fábricas.

Mostre o próximo slide: 

Slide: fábrica no século XIX

Agora você vai trazer uma outra tecnologia revolucionária: o aço. Para iniciar, mostre novamente o vídeo “HUMANIDADE A HISTORIA DE TODOS NÓS PART 11”, só que desta vez 08m30s e 14m17s. Ele mostrará como o Japão entrou na Era Industrial desenvolvendo uma técnica de produzir o aço.

Explique a importância do aço até hoje. Através dele podemos construir prédios mais altos, pontes mais resistentes, equimentos mais robustos, máquinas mais pesadas. 


4. ENCERRAMENTO 

Finalizadas as explicações acima. Você já poderá encerrar sua aula. Só foi trabalhado o primeiro parágrafo. Continuaremos na próxima aula. Desligue os equipamentos e se despeça dos estudantes. Bora pra outra sala e iniciar outro trabalho.

Espero que esta postagem tenha te ajudado. Compartilhe com seus colegas para que cada vez mais gente possa ter acesso. Te convido a conhecer o Canal Atualidade em Foco no Youtube. Lá você encontra videoaulas que podem ser indicadas para seus estudantes, resumos de livros acadêmicos para aprimorar seus conhecimentos e análises dos temas atuais para se manter e manter seus estudantes informados.

É isso! Muito obrigado por ler até aqui. Em breve começaremos um novo tema. Um abraço e até a próxima!

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

Plano de aula: atividade sobre continentes