PLANO DE AULA: PROPAGANDA E CONSUMO - GEOGRAFIA



Olá, professor ou professora de Geografia! Seja bem vindo(a) a mais uma postagem do Blog do Canal Atualidade em Foco. Chegamos com mais um plano de aula totalmente gratuito. Trata-se de uma continuação do tema iniciado com "A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL", publicado anteriormente.

Essa postagem faz parte de um conjunto de aulas que fazem parte do plano GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES DE TRABALHO, cujo objetivo é levar os estudantes a refletir sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho em transformação.

Nesta postagem, vamos sugerir a você uma forma de trabalhar com seus estudantes o nascimento da sociedade moderna, onde as tecnologias contribuíram para criar um modo de vida pautado nas compras e no consumo.

Para tanto, organizamos essa publicação da seguinte forma:
  1. INICIANDO A AULA
  2. A VIDA PAUTADA NAS COMPRAS
  3. A INDÚSTRIA DA PROPAGANDA
  4. LA BELLE EPOQUE
  5. ENCERRAMENTO
Agora que já sabemos do que vamos falar, bora para o passo a passo de nossa aula.

1. INICIANDO A AULA

Como sempre, ao chegar na sala, já temos de pedir para os estudantes se organizarem se sentando em seus lugares, abrindo os cadernos de Geografia e anotando a data do dia. Enquanto isso, você pode ir projetando o slide com o texto da última aula "A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL"

Texto: A Segunda Revolução Industrial

Em seguida, é melhor realizar os registros pedagógicos antes de começar os trabalhos. Faça a chamada e anote o conteúdo do dia.

Feito isso, vamos iniciar efetivamente a aula. É importante lembrá-los que este texto já está disponivel nos cadernos. Foi entregue na última aula. Nos entanto, só tínhamos trabalhado o primeiro parágrafo, onde falamos das tecnologias de comunicação e das novas máquinas e materiais na indústria.

O objetivo, neste momento, é trabalhar o segundo parágrafo. Peça para um estudante fazer a leitura em voz alta do mesmo. Agradeça-o e inicie a explicação.

2. A VIDA PAUTADA NAS COMPRAS

Você vai explicar que antes da Revolução Industrial não existia lojas com estoque disponível. Tudo era artesanal e precisava ser encomendado. Mas isso começou a mudar com a expansão da produção nas fábricas, tornando os produtos disponíveis.

Sendo assim, começam a surgir lojas e galerias para a exposição dos excedentes produzidos a fim de chamar a atenção dos clientes e favorecer o escoamento da produção industrial. Mostre para eles o seguinte slide:

Slide: Loja com vitrine no século XIX

Explique que, a partir de então, os produtos passam a ser acessíveis também para uma classe baixa que antes não podia consumir. É importante destacar que entre os membros desta classe ainda não estavam inclusos os operários, que apenas sobreviviam.

Mas um número cada vez maior de pessoas passaram a poder comprar, transformando o modo de vida. Agora não se precisa mais produzir em casa suas roupas, seus utensílios e seus móveis. Basta ir a uma loja e adquirir um produto que já está fabrica à espera de um comprador.

2. A INDÚSTRIA DA PROPAGANDA

Deixe claro que, contudo, as pessoas daquele tempo ainda não eram consumistas como nos dias de hoje. Elas se satisfaziam com algumas peças ou unidades de produtos. Não entrava na cabeça delas a possibilidade de substituir um produto que ainda estava em perfeitas condições.

Mas a fábrica continua produzindo e ela precisa vender. É aí que nasce um novo seguimento: a indústria da propaganda. Sua função era fazer as pessoas comprarem o que elas não sabiam que queriam ou criar uma necessidade que elas não tinham. Ponha tela o próximo slide:

Slide: Cartazes de propaganda do século XIX

Explique que as propagandas daquele tempo eram feitas no rádio, anunciadas em praça pública e, o mais comum, em cartazes. Eles eram impressos nos jornais e colados nos muros e paredes pelas cidades. 

Mostre para os estudantes que essa propaganda procurava explorar as fraquezas das pessoas no que diz respeito ao padrão de beleza, ao status social e ao corpo. A ideia era fazer as pessoas acreditarem que tudo se resolveria comprando um novo produto.

Destaque o cartaz que está no meio do slide. Trata-se de uma propaganda racista que buscava chamar a atenção do consumidor por meio do humor (de mal gosto). Claro que hoje este tipo de propaganda seria muito criticada, mas naquele tempo a escravidão mal tinha se encerrado no mundo. Mesmo livre, os negros ainda eram vistos como inferiores e o produto estava sendo anunciado para gente branca, que deveria ter rido muito com isso. Para continuar, mostre o próximo slide:

Slide: Moda no século XIX

Outra mecanismo para incentivar o consumo foi a indústria da moda. Era importante para o sistema nascente mudar a aparência das coisas e divulgar que só tinha valor as pessoas que estavam atualizadas. A moda até hoje cumpre seu papel: fazer as pessoas trocarem o que ainda estaria em perfeito estado. Coloque na tela o slide seguinte:

Slide: Embalagens de produtos no século XIX

Agora é hora de falar das embalagens. Com a industrialização, os produtos agora são excedentes e precisam ser expostos em prateleiras para chamar a atenção das pessoas. Além disso, havia forte concorrência entre empresas do mesmo ramo, fazendo-as competir pelo consumidor.

Por isso as embalagens ganharam importância. A aparência, o nome da marca, o formato das latas. Tudo era pensado para atrair o consumidor e fazê-lo escolher o seu produto. Estamos vendo nascer o mundo atual. Para finalizar esta parte, mostre o próximo slide:

Slide: Cidade no século XIX

Explique que tudo isso mudou a aparência das cidades, nos trazendo o cenário urbano moderno. As lojas estavam por toda parte e a propaganda também. Os muros e paredes eram forradas de cartazes e, pelas praças, anunciantes berravam sobre um novo produto para chamar a atenção das pessoas. As Revoluções industriais deram origem à forma como vivemos atualmente.

3. LA BELLE EPOQUE

Fale para os estudantes que todas estas transformações trouxeram um grande otimismo sobre aquele tempo e sobre o futuro. Para a burguesia, a sociedade tinha chegado em seu auge. Afinal, havia conforto, produtos disponíveis e novidades tecnológicas surgindo a todo momento. O slide abaixo ilustra bem esse otimismo de mundo melhor:

Slide: Festa de gala no século XIX

Na cabeça dos burgueses, não havia como o mundo ser melhor e mais moderno. A humanidade teria chegado ao seu ápice. Essa sensação deu ao período o apelido de la belle epoque, ou a bela época em francês.

Cabe lembrar que só a burguesia e uma classe média alta desfrutou de tudo isso. Na verdade, o final do século XIX e início do século XX foi marcado por doenças, miséria, exploração e guerras. Mas isso será assunto para outras aulas.

4. ENCERRAMENTO

Finalizadas as explicações, podemos encerrar sua aula. Terminamos o texto e na próxima aula teremos material novo. Desligue os equipamentos e se despeça dos estudantes. Bora pra outra sala e iniciar outro trabalho.

Espero que esta postagem tenha te ajudado. Compartilhe com seus colegas para que cada vez mais gente possa ter acesso. Te convido a conhecer o Canal Atualidade em Foco no Youtube. Lá você encontra videoaulas que podem ser indicadas para seus estudantes, resumos de livros acadêmicos para aprimorar seus conhecimentos e análises dos temas atuais para se manter e manter seus estudantes informados.

É isso! Muito obrigado por ler até aqui. Em breve teremos a continuação deste tema. Um abraço e até a próxima!

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES

REVISANDO AS PIRÂMIDES ETÁRIAS | ATIVIDADES

Plano de aula: atividade sobre continentes