O MUNDO UNIPOLAR | TEXTOS | GEOGRAFIA

 

COMPATÍVEL COM PLANO DE AULAS "ORDEM E DESORDEM MUNDIAL"

TEXTO ANTERIOR: O MUNDO BIPOLAR

Logo após a fragmentação da antiga União Soviética, os Estados Unidos viveram a sensação de que poderiam reinar absolutos no mundo diante da ausência de outra potência com quem rivalizar. Nesse contexto, o país viveu o auge do seu poderio bélico econômico e cultural, que o tornou capaz de orientar a política e econômica do mundo, manipuladas pelo Banco Mundial, pelo Fundo Monetário Internacional e pela Organização das Nações Unidas.

Com a supremacia econômica, os Estados Unidos puderam expandir seu estilo de vida fundamentado no capitalismo e no consumo, fazendo crescer seu setor industrial e estendendo ainda mais a atuação de suas multinacionais em diversos países do mundo.

Esse período foi marcado, também, por fortes intervenções militares, marcando uma postura unilateral no que diz respeito às relações internacionais. Sendo assim, o país ignorava as decisões e recomendações da ONU e tomava decisões que atendiam apenas aos próprios interesses, como no caso das intervenções no Oriente Médio, impulsionadas pelas grandes reservas de petróleo presentes na região.

A supremacia estadunidense no mundo se viu ameaçada a partir dos anos 2010. Entre os principais fatores está o crescimento econômico da China, que reduziu parcialmente a influência dos Estados Unidos e vários mercados, sobretudo na África e na América Latina. Além disso, surgiram novas potências regionais, como o Brasil, a Índia e a Turquia, que aprofundaram ainda mas as relações entre si e disputando espaço com os países desenvolvidos e suas regiões.

Os problemas econômicos agravaram ainda mais a situação. O final dos anos 2000 foi marcado pelo aumento da dívida externa, déficits comerciais e problemas no mercado interno com o fechamento de indústrias e aumento do desemprego. Tal situação se tornou ainda mais evidente com a crise financeira e imobiliária de 2008, que arrastou o mundo todo para um recessão.

As intervenções militares também passaram a ser contestadas internacionalmente. No Oriente Médio surgiram grupos armados de caráter religioso e de natureza terrorista com a presença ocidental na região. As guerras preventivas, motivadas pelos ataques do 11 de setembro de 2001, passaram a ser questionadas e a atuação dos Estados Unidos no mundo já não era mais tão tolerado como antes.

PRÓXIMO TEXTO: O MUNDO MULTIPOLAR

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIFICANDO O CONTINENTE AMERICANO | ATIVIDADES

POPULAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES | ATIVIDADES

POVOS DO ORIENTE MÉDIO | ATIVIDADES